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Manutenção
Preditiva

A Manutenção Preditiva de Dispositivos Conectados permite que a frequência de manutenção seja a mais baixa possível, evitando a manutenção corretiva, não planejada, e minimizando os custos da manutenção preventiva.

O que é Manutenção Preditiva?
 
A Manutenção Preditiva é a prática de gerenciamento de ativos baseada no reparo de ativos ou equipamentos antes que eles falhem. A predição de falhas leva em consideração os dados recebidos da telemetria do dispositivo e seu histórico de manutenção.
 
Basicamente, a gestão de ativos pode ser dividida em três categorias:
•    Manutenção Corretiva: reparos feitos após um problema ou falha;
•    Manutenção Preventiva: reparos programados feitos com base na experiência;
•    Manutenção Preditiva: reparos feitos porque os dados de um ativo indicam que uma falha é iminente.

O que é um ativo? 

Um ativo é uma “coisa, item ou entidade que tem valor real ou potencial”. Eles são parte da infraestrutura física de uma organização e incluem veículos, eletrônicos, acessórios, maquinaria, computadores, POS e muito mais.
 
A Manutenção Preditiva surgiu recentemente como solução automatizada porque mais informações foram disponibilizadas pelos próprios ativos, e as funções operacionais e de manutenção foram digitalizadas. Seguem alguns dos fatores específicos, que viabilizaram o desenvolvimento de soluções deste tipo:
 
•    Disponibilidade de grandes quantidades de dados coletados por meio de ativos instrumentados e conectados
•    Disponibilidade de dados recolhidos através da Internet das Coisas (IoT)
•    Convergência da Tecnologia da Informação (TI) com a tecnologia operacional (core business)
•    Avanços na análise para obter insights dos dados
•    Tecnologias de Inteligência Artificial (AI), como aprendizado de máquina - a capacidade de um sistema aprender com os dados por conta própria, sem programação
 
Por que a manutenção preditiva é importante?
 
Certamente, reparar algo antes que ele quebre é mais eficiente e econômico do que consertá-lo depois que ele quebrar.
Para tanto, a Manutenção Preditiva tem como objetivo responder às seguintes perguntas:
 
•    Qual Dispositivo tem mais probabilidade de apresentar falha?
•    Qual o provável tipo de falha?
•    Quanto tempo falta para a falha? Ou, qual a RUL (Remaining Usefull Life / Tempo Restante de Utilização antes da Quebra) do Dispositivo/Componente?
•    Quais Antenas de Telefonia Móvel vão congestionar, deteriorando a conexão com o equipamento?
 
Ao sinalizar o que e quando irá quebrar, além de identificar a provável falha, as tecnologias e práticas de Manutenção Preditiva têm gerado benefícios em quase todas as indústrias intensivas em ativos (como petróleo e gás, manufatura ou transporte). Essas organizações estão sendo desafiadas a maximizar o valor dos ativos em todo o seu ciclo de vida. Neste aspecto, a Manutenção Preditiva contribui da seguinte forma:
 
•    Alocação Otimizada de Dispositivo;
•    Maximização Planejada da Vida Útil do Dispositivo;
•    Adiamento de Novas Compras;
•    Diminuição do Tempo de Inatividade e melhora da Produtividade;
•    Redução do Custo e a da Complexidade dos Reparos;
•    Mitigação de Danos adicionais ou relacionados;
•    Atendimento aos padrões Regulatórios e Conformidade;
•    Melhor gerenciamento de Peças de Reposição, Materiais e Estoque.
 
Retorno do Investimento (ROI) na Manutenção Preditiva
 
A Manutenção Preditiva corretamente empregada aproveita a convergência de dados da instrumentação e da IoT com tecnologias avançadas de análise e IA por meio de sistemas digitalizados. Uma pesquisa de AT Kearney na Industry Week, com 558 empresas que usaram sistemas computadorizados de gerenciamento de manutenção, exibiu os seguintes resultados:
 
•    Aumento de 28,3% na Produtividade de Manutenção;
•    20,1% de redução no Tempo de Inatividade do Equipamento;
•    19,4 por cento de Economia no Custo de Materiais;
•    Redução de 17,8% na Manutenção e Reparo de Estoque;
•    14,5 meses de Tempo de Retorno sobre o Investimento (payback).

Solução de Manutenção Preditiva de terminais POS da Intellimetri

Os insights estratégicos baseados nas informações geradas por nossos algoritmos são exibidos em dashboards (painéis) divididos em três grupos:

1. Dashboard de Visão Geral

O Painel de Visão Geral traz as informações mais críticas, necessárias para a tomada de decisão da alta gestão do Adquirente, dispostas em um formato estratégico e consolidado.

Os gestores podem definir intervalos de datas para analisar a atividade agregada e identificar rapidamente as tendências ou a indicação de problemas. Por exemplo, os POS classificados como prováveis quebras em menos de quinze dias ou aqueles que já apresentaram mais de uma quebra são exibidos graficamente, permitindo que os gestores identifiquem rapidamente onde podem estar tendo problemas com um POS específico.

Informações adicionais estão disponíveis, como o número total de transações efetuadas pelos POS distribuídas por região ou local, quantidade e idade de POS por fabricante e modelo e seus índices de desgastes, com metadados adicionais expostos na tabela, dando aos gestores um resumo sobre como as expectativas do Adquirente estão sendo atendidas.

2. Dashboard de Negócios em Risco

Um dos aspectos mais críticos da operação de um Adquirente é o conceito de pontos de venda (negócios) em risco de perda. Simplificando, um ponto de venda perdido indica que algo pode não ter saído como planejado no funcionamento do POS. O Painel de Negócios em Risco expõe todos os metadados relacionados aos POS localizados em possíveis pontos de venda em risco de perda e as apresenta em uma tabela personalizável e de fácil entendimento. Os gestores podem filtrar os resultados com base em diferentes critérios, como períodos, locais e até ticket médio gerado pelo estabelecimento.

O “Painel de Negócios em Risco" pode ter vários objetivos, como ajudar as empresas a determinar insights sobre as metas de receita gerada por POS ou grupo de POS. Por exemplo, quanto um determinado estabelecimento acusa redução do ticket médio ou do faturamento gerado pode ser um indicativo de que um adquirente concorrente tenha sido contratado ou que esteja aumentando sua participação neste cliente. Normalmente, as causas deste sintoma são falhas técnicas do POS ou redução de taxas aplicadas pela concorrência. Esses POS podem ser analisados e, potencialmente, revelam anomalias de funcionamento. Adicionalmente, a análise do estabelecimento pode orientar a necessidade de uma promoção ou ação de fidelização a fim de se evitar o crescimento ainda maior da concorrência, evitando-se a perda do cliente.

Este painel também compara a quantidade total e média de transações por fabricante e modelo de POS a fim de avaliar as diferentes performances e orientar as novas compras para substituições e expansão da base instalada de máquinas de cartão.

3.  Dashboard de Manutenção Preditiva

A era da Revolução Industrial 4.0 está chegando. Junto com ela, a já famosa Guerra das Maquininhas Empresas se estabeleceu definitivamente no marcado de adquirência brasileiro. Desta forma, os Adquirentes e Sub-Adquirentes estão enfrentando uma forte demanda para aumentar sua produtividade e reduzir custos, principalmente com a logística e manutenção.
 
Assim, o “Painel de Manutenção Preditiva" posiciona-se como uma ferramenta estratégica, que traz os seguintes benefícios:
 
•    Redução da Frequência da Manutenção Preditiva;
•    Aumento da Produtividade da Manutenção dos POS em 55%+;
•    Redução de Custos com Manutenção entre 5% e 20%;
•    Prevenção de Desligamentos Não Planejados; e
•    Monitoramento 24x7 dos Equipamentos selecionados.
 
Como o nome indica, o Painel de Manutenção Preditiva cruza informações relativas ao histórico de manutenção de POS com suas telemetrias a fim de exibir qual(is) POS irão quebrar, informando ainda quando ocorrerá e sua provável falha.
 
Este painel também contribui para o melhor controle de estoque e reposição de bobinas, evitando os frequentes stockouts por falta de bobina, que podem contribuir para a substituição momentânea do POS pelo concorrente ou o overstock, também maléfico, pois as bobinas excedentes podem ser utilizadas em POS da concorrência, por exemplo.

Por fim, o Painel de Manutenção Preditiva também contribui para a redução de uma das maiores causas de indisponibilidade e manutenção de POS, ou seja, as falhas de conexão com as redes de telefonia móveis. Aproximadamente 30% das chamadas de suporte das maquininhas são causadas por perdas de sinal de celular.

Por meio da análise dos CDR (Call Data Records), os registros de todas as conexões realizadas pelos POS na rede de telefonia. Os dados de CDR são úteis principalmente para gerar registros de faturamento; no entanto, o CDR também pode ser usado para rastrear a atividade de chamadas, diagnosticando certos tipos de problemas e planejamento de capacidade.

Assim, pode-se prever a tendência de saturação de uma determinada antena de telefonia celular e entrar em contato com a operadora de forma preventiva, como ilustra a tela a seguir.